Na breve apresentação da segunda edição do livro The History of the Calculus and its Conceptual Development, de Carl B. Boyer, de 1949, Richard Courant, então diretor do Departamento de Matemática da Universidade de Nova Iorque, colocou sua visão do papel do Cálculo Diferencial e Integral para a ciência em geral, incluindo as ciências humanas, e para a formação em nível superior dos jovens. Courant era ele mesmo o autor de vários livros, todos hoje considerados clássicos, inclusive um, muito influente, de Cálculo.
O que Courant escreveu naquela página (imagem acima), que ecoa o que Galileo escreveu mais de quatro séculos antes, é uma das nossas principais motivações para desenvolver esse site e nossos cursos, inclusive os de Cálculo. Veja a seguir, em tradução.
O Cálculo Diferencial e Integral (e Análise Matemática em geral) é um dos grandes feitos da mente humana. Seu lugar entre as ciências naturais e humanas deveria fazê-lo um meio especialmente fecundo de ensino superior. Infelizmente, a forma mecânica na qual o cálculo é algumas vezes ensinado falha em apresentar o assunto como o resultado de uma dramática batalha intelectual que durou 25 séculos ou mais, que é profundamente enraizada em várias fases dos empreendimentos humanos e que continuará enquanto o homem buscar entender a si mesmo, assim como a natureza. Professores, estudantes e pesquisadores (“scholars”) que realmente queiram compreender as forças e as manifestações da ciência precisam ter algum entendimento do atual estado do conhecimento como um resultado de (sua) evolução histórica.